Existe pinup rockabilly, mas pinup e rockabilly são coisas diferentes


Eu decidi fazer esse post porque existe uma controvérsia desnecessária na comunidade retrô brasileira por pura falta de informação. Há muito tempo, vejo gente falando que pra ser pinup é necessário se vestir como no sub-estilo rockabilly e frequentar a cena e os eventos do tipo. Essa informação é 100% incorreta. Até porque, originalmente, pinup e rockabilly não tem ligação alguma. O engano acontece provavelmente por desconhecer a história por trás dos dois termos. 


Antes de pensarmos na cultura retrô que existe atualmente, precisamos entender de onde surgiram esses termos e o que foram no século passado. 
Rockabilly foi um gênero musical e uma subcultura. O rockabilly mescla o rock e o country do sul norte-americano (hillbilly music), daí o nome. Teve um grande appeal para os jovens, com roupas consideradas rebeldes para a época (jaquetas de couro, calças capri e topetes altos), além de uma grande admiração por carros e motos potentes. Filmes dos anos 50 perfeitos para entender melhor o estilo de vida rockabilly são "Juventude Transviada", "O Selvagem" e o contemporâneo "Cry-Baby". O look das meninas fãs do gênero não era lá tão característico, sendo uma comunidade majoritarimente masculina. Você pode conferir uma filmagem de uma festa rockabilly aqui.
Pinup, no entanto, se resumia apenas à fotografias e ilustrações de moças sensuais que os soldados da segunda guerra frequentemente penduravam nas paredes dos navios e aviões, já que passavam muito tempo sem ver o sexo oposto pessoalmente. O pinup tem uma história extensa que antecede a segunda guerra, mas vamos focar apenas no século 20 por hoje. Depois da guerra, elas continuaram bastante populares em revistas masculinas. Pinup nas décadas de 40 e 50 não era um estilo de moda, muito menos um lifestyle


Foi na década de 1980 onde aconteceu o revival do rockabilly e o surgimento do pinup como estilo de moda e lifestyle. Muito influenciado pelos Greasers também, a subcultura retrô nasceu e assim todos os elementos da década de 40 e 50 começaram a andar de mãos dadas. E embora o ressurgimento do rockabilly tenha colaborado para que pinups se tornassem mulheres de carne e osso e criar uma outra comunidade só para elas, existem vários sub-estilos, para todos os gostos. Essa matéria do Universo Retrô explica o revival mais profundamente. Depois surgiram outros sub-gêneros, como psychobilly, gothabilly e horrorbilly. 


O rockabilly como sub-estilo de pinup tem os elementos da cultura rocker e do revival somado à aspectos da moda vintage, mas é muito mais parecido com o revival do que a moda da década de 50 per se. Alguns dos sub-estilos que mais se aproximam das pinturas e da acurácia histórica são cheesecake e old Hollywood, que também são meus favoritos (apesar de eu já ter participado de concurso de pinup rockabilly, cheesecake é o que eu mais visto). O cheesecake tem grande inspiração nas ilustrações, enquanto o old Hollywood se baseia nas estrelas de cinema. É claro que não estou dizendo que uma pinup rockabilly é "menos pinup" do que uma cheesecake, mas é importante saber a história do seu look, concorda? 


Atualmente, a subcultura rockabilly é bem viva no mundo inteiro e no Brasil ocorrem muitos eventos, principalmente na grande São Paulo. Porém, exatamente por não ter ligação direta com pinup originalmente e por existir um leque bem diverso de sub-estilos, não vejo a menor necessidade de frequentá-los. Ninguém precisa "colar no rolê" rockabilly para ser pinup. A cultura retrô é grande e diversificada o suficiente para agradar todo mundo e têm vários outros tipos de evento anualmente. Infelizmente, noto uma falta de interesse muito grande em pesquisas históricas e muitos acabam se baseando apenas no que vêem em fotos contemporâneas da internet, criando discussões e "picuinhas" desnecessárias. Não é difícil encontrar essas informações hoje em dia, pois sites excelentes como o Universo Retrô tem ótimos artigos e é possível estudar também através de filmes e séries (inclusive sou muito grata por ter tido aulas sobre rockabilly, greasers e punk na escola). 

E isso é tudo, pessoal! Espero que esse post tenha sido útil e esclarecido algumas questões. Tem dúvidas? Só perguntar nos comentários ♥ 
Um grande beijo!

Comments

  1. ADOREI O POST!
    Super informativo! Só senti falta de foto colocando uma cheesecake no lado da rockabilly.
    Beijos de glitter!
    http://sussurrodoar.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Muito bom seu post, é engraçado como algumas pessoas sempre querem impor coisas nada a ver, e comparar Pin up com Rockabilly ou dizer que se é Pin up tem que ouvir Rockabilly na minha opinião essa pessoa é desprovida de informação cada um curti oque quiser e ninguém está para seguir manual de etiqueta de estilo. E se tiver também não a problema algum desde que a pessoa queira...

    ReplyDelete

Post a Comment

Em alta

Desmistificando o Tabu by Dana (1932)

Meus filmes vintage favoritos de todos os tempos / My all-time favorite vintage movies

A diferença entre os anos 50 e 60 / The difference between the 50's and the 60's