Desabafo: Estou enjoada da comunidade retrô brasileira



Lamento o título enorme do post, mas não pensei em nada melhor e tão autoexplicativo. Provavelmente vou ser duramente criticada pelas minhas palavras, embora eu realmente não ligue pra isso, principalmente quando estou sendo sincera.

Como já falei aqui algumas vezes, sempre fui uma pessoa versátil que não gosta de se prender à um único estilo e estética. Até aí nenhuma novidade - mas notei uma inquietação ainda maior recentemente, me aventurando até com looks "trevosos". Em 2016 eu transitava sim entre pinup e kawaii, mas fiquei meses sem pisar na arena Harajuku. Eis que recentemente percebi que estou enjoada da cena retrô do Brasil.

Longe de mim desmerecer a comunidade nacional e perpetuar a síndrome de vira-lata, mas fica difícil apoiar quando a maior parte se rende completamente aos clichês e perde o individualismo. As pinups brasileiras, principalmente em época de concurso, estão ficando todas com a mesma cara.  Usam as mesmas estampas, motivos, penteados, acessórios e peças. As lojas são, em boa parte, réplicas umas das outras. Acho triste que ás vezes ficamos atrás de lojas gringas não por falta de talentos no nosso país (isso tem de sobra), mas porque o mesmo vestido vermelho de estampa de bolinhas vende o dobro que uma peça que reproduz vintage com mais exatidão. Não generalizando (até porque sou fã de várias marcas independentes nacionais), porém muitas lojas são gêmeas. Posso contar nos dedos de uma mão quantas lojas não parecem ter replicado os produtos de outras.

Outra coisa que sempre reparei, é que falta muito estudo por parte de uma comunidade que deveria pesquisar sobre história do século XX. Do mito de que é preciso frequentar a cena rockabilly para ser pinup à inúmeros erros de silhueta, todo mundo usa sempre as mesmas referências e tiram fotos nas mesmas poses, nos mesmos modelos de carros. A impressão é de que ninguém tira um momento para estudar, ver filmes e documentários e conhecer a fundo a moda e cultura da época, já que todo dia tem um hoax diferente rodando pelo Facebook. Uma das maiores lendas urbanas que circulam por falta de pesquisa é que "pinups são sensuais sem ser vulgar", "grandes ícones femininos" - ilusão quem acha que uma modelo do tipo era respeitada. O fato é que nas décadas de 40 e 50, eram "tudo puta". Falta de acesso seria uma desculpa aceitável há vinte anos, já que atualmente a informação está por todo o YouTube.

Não estou escrevendo este post para alfinetar ninguém ou mandar você jogar todas as suas peças de bolinhas no lixo, pois eu também não sou ainda a pinup que almejo ser. Procuro melhorar toda vez que monto um look novo, e sei que ainda falta muito chão pra chegar "lá". Estou escrevendo para tentar despertar na comunidade a vontade de estudar mais e melhorar, parar de se encostar em clichês e evoluir tanto visualmente quanto como uma subcultura. Temos total capacidade e talento para nos tornarmos uma das maiores comunidades retrô do mundo.

Links de sites e canais úteis para estudo: 

Comments

  1. Consegui entender o sentimento, acho que senti algo parecido com a época Sweet OTT em lolita. Parecia tudo a mesma coisa com aquela wig meio a meio e etc, eram raras as que se destacavam. Bacana da sua parte deixar links para estudo!
    Beijos de glitter!

    ReplyDelete

Post a Comment

Em alta

Desmistificando o Tabu by Dana (1932)

Review: Coty Airspun

Gyaru: morto ou underground?