Por dentro do FIQ 2018: o que rolou na 10ª edição

Olá little swans!
Eu sei que sumi durante todo o mês de maio - andei desmotivada com o blog, longa história. Mas hoje o post é bem especial, pois viajei para Belo Horizonte só para ir ao FIQ, o festival internacional de quadrinhos, que chegou à sua décima edição! Aconteceu muita coisa legal e vou contar não só sobre o que rolou, mas mostrar detalhes sobre os looks que montei especialmente para o evento, mais um cosplay ♥ Pega a pipoca, pois o post vai ser longo!

PRIMEIRO DIA (30/05):


Tive de chegar bem cedo porque precisava pegar meu crachá (estava lá como imprensa por causa do PTDM) e saí cedo também, pois como de se esperar por ser o primeiro dia juntamente à toda confusão da greve dos caminhoneiros, não teve muito movimento. Ironicamente, foi o dia em que mais gastei dinheiro, haha. Que teria muita gente talentosa eu já sabia, só não esperava a quantidade de mesas vendendo material super legal. Levei três prints (Totoro, zodíaco e RuPaul's Drag Race), adesivos de Sailor Moon e Aggretsuko e um botton. Uma das minhas mesas favoritas (e que foi onde mais ajudei financeiramente) foi o da Dharilya, todo inspirado em kawaii, lolitas e bruxinhas!

Esse ano, o FIQ infelizmente não forneceu equipamento e salas para gravação de podcasts, então precisamos fazer o PTDM no hotel mesmo. Vocês podem assistir aqui


O que vesti: Usei um look pinup temático, baseado em Batma e Batgirl, com uma camiseta da Batgirl, casquete de morcegos de EVA de glitter com voilette feito por mim, meias de risca e maquiagem bem "morcegótica", porém com olhos e lábios baseados em maquiagem vintage. Cheguei usando scarpins, e como eu sabia que ficaria cansada, levei sapatilha para trocar. Troquei antes de sairmos para comer e depois acabou que não retornei para a abertura (decidimos ir ao shopping), então foi bom eu ter levado. 


Outfit: 
. Camiseta - Riachuelo Geek
. Saia lápis - K2B For Girls
. Scarpins - Vizzano (sapatilhas são Marisa) 
. Meias de risca - Aliexpress
. Casquete - Handmade como já dito, mas tive como inspiração a linda da Dracurella, então na lojinha maravilhosa dela vocês encontram semelhantes e com qualidade infinitamente superior e ótimo preço (já que o meu foi feito na base da gambiarra haha!)
. Cardigã - Second-hand, não sei a marca 

Maquiagem:
. Paletas de sombra - Belle Angel (12 cores) e "Adorable" da Ruby Rose
. Delineador - O Boticário - Make B, líquido
. Batom - Ruby Rose n°238, líquido
. Cílios postiços - Miss Frandy n°AN010 (a cola que uso é a Eye, dupe da Duo)
. Morcegos - Vieram em um presente, mas são tipo uns confetes daqueles de scrapbook que se encontra facilmente em papelarias
. Strass - Off-brand, porém é daqueles usado em nail art e colei com a cola de cílios postiços
*A pele é sempre feita com o primer da Luisance, Dream BB da Maybelline, corretivo da linha Aquarela da Natura e o pó Coty Airspun.
** Eu descobri de última hora que esqueci o blush em casa, daí improvisei com uma sombra da paleta da Belle Angel HAHA! 

SEGUNDO DIA (31/05):



Foi bem mais movimentado, já que era feriado de Corpus Christi, e nesse dia me segurei pra não comprar nada, só olhar! Em compensação, estive na entrevista coletiva com a Erica Awano, homenageada dessa edição do evento, e foi simplesmente maravilhoso, ela é uma fofa e muito inteligente. Queria MUITO ter ido à palestra "Quadrinhos e representação histórica", mas foi bem na hora da entrevista e não rolou!

Na quarta algumas mesas estavam vazias, enquanto na quinta foram mais artistas e teve mais coisa pra conferir. Meu plano de não comprar nada foi por água abaixo quando vi a mesa da Má Matiazi (que é um amor de pessoa e hilária) com prints de participantes de Rupaul's Drag Race... Não resisti e levei a Katya! Já que eu tinha falhado na missão mesmo, também levei um pacote de stickers de lolitas e pastel goth da Dharilya (de novo, haha), o gibi "Felinos" do Anderson B. e Ricardo Vibranovski, adesivos do Anderson Awvas e o primeiro volume de Red Hood and the Outlaws no stand da Comix, que é meu título favorito do Rebirth. Por sinal, parabéns pra Comix, o stand estava show!

O mais importante foi que conheci uma querida que eu sonhava em ver pessoalmente e dar um abraço: a Raquel, dona da Amômimeria e Estranha Dupla, e uma das horror pinups mais lindas desse mundo! Sério, gente, ela é ainda mais nenê pessoalmente! Também encontrei o Thiago Spyked, de quem sou fã por causa do canal dele no YouTube, sempre aprendo coisas novas com os vídeos dele! 


O que vesti: Como sempre mudo da água pro vinho por ter "nascido" na moda urbana japonesa, fiz um look kawaii inspirado em Sailor Moon (e choca zero pessoas, haha). Admito, foi um parto fazer os odangos porque sou péssima com penteados, mas saiu! A Marla me emprestou o cetro lunar dela ♥ A maquiagem foi um tanto diferente do que estou acostumada a fazer, e "taquei" iluminador meeeeexmo

 


Sem batom vermelho eu viro outra pessoa

Outfit: 
. T-shirt, saia, brincos e meias - Marisa (a meia era de uma linha do Snoopy; isso, os brincos e a saia já não é mais possível encontrar nas unidades da marca, a camiseta é recente)
. Jaqueta - Jotasche 
. Gargantilha - Kawaii Choker Babez (infelizmente, essa loja não existe mais)
. Creepers - Lara Costa
. Botton da Luna - Dharilya (sim, comprei no primeiro dia pra usar com esse look!)
. Bolsa - Não me lembro! Mas é de uma lojinha de bolsas que descobri em Osasco (e se for útil a informação entre as gyarus, o chaveiro de fox tail sintético é da Daiso)

Maquiagem:
. Paleta de sombras - "Adorable" da Ruby Rose
. Delineador - O Boticário - Make B, linha Urban Ballet, cor "Romantic Rose", lápis em gel
. Rímel - Cosméticos Ivete Sangalo (porque não basta ser a diva do Brasil, tem que ter uma linha de make maravilhosa)
. Iluminador - "Prism" da Technic Cosmetics 
. Batom - "Immortal Tears" da Wet'n Wild 
. Blush - Flying Disk da Vivai, cor n°4 (sim, eu fui comprar um blush na primeira lojinha que achei em BH, hahaha)
. Estrelinhas - Roda de enfeites para nail art da Avon 
. Meia-lua - Mesma coisa que os morcegos

TERCEIRO DIA (01/06):


O único dia em que fui com cosplay (e incompleto, pois na noite do dia anterior descobri que esqueci as luvas com garras em casa), fui mostrar pro mundo minha releitura da Mulher-Gato da Julie Newmar. A Marla ia me acompanhar indo de Harley, mas ocorreu "problemas técnicos" com o cosplay dela e não rolou :( ainda assim foi ótimo, tirei ótimas fotos tanto no hotel quanto no evento. Surpreendentemente consegui ficar o dia todo em cima do salto e não senti vontade de trocar pela sapatilha, seriam os deuses do glamour me abençoando?

Conheci a Suu Hideto, que até então não sabia que namora o Thiago, e espero muito em breve montar meu primeiro outfit lolita com produtos da loja dela, porque é tudo muito lindo! Ela é uma gracinha e super atenciosa. Ela estava vendendo um artbook de lolita lindo demais, mas infelizmente não pude comprar!


Terminei o dia assistindo à palestra com o Dave McKean (e de óculos, ficar muito tempo sem meu segundo par de olhos me rendeu uma dor de cabeça), e o cara é muito gente boa! Ele contou detalhes sobre suas obras, explicou porque trabalha com música e ilustração simultaneamente, zoou o tradutor, e fez a galera refletir dizendo que todos nós produzimos histórias em quadrinhos, pois segundos ele, mensagens e postagens, de certa forma, são HQs (imagens com textos!). Arrepiei toda, haha! 


Não vou dar muitos detalhes sobre a maquiagem, tudo o que eu usei foi o mesmo dos dias anteriores, mas o batom foi o Intense n°33- Desejos, e estilizei minha sobrancelha similar às da Julie Newmar na série.
Vocês encontram mais fotos "divosas" desse dia no meu Instagram! Estou postando aos poucos ♥

QUARTO DIA (02/06):



Repeti o look pinup e maquiagem do primeiro dia e #parti pra entrevista coletiva com o McKean! O que aconteceu lá me marcou muito e vou levar para sempre o que ele me disse; eu perguntei sobre a ideia descartada do Coringa vestido de Madonna em "Asilo Arkham" e por que foi deixada de lado (era uma dúvida que eu tinha desde que descobri os rascunhos do Grant Morrison, e vejo muita gente no fandom do personagem se questionando sobre isso e fazendo fanarts). Depois de respondido, brinquei dizendo que adoraria ver aquilo se concretizando no futuro e, para a minha surpresa, McKean falou para eu mesma ser o Coringa Madonna! "Você poderia fazer isso, já se olhou no espelho?", ele disse. Logo em seguida, McKean me olhou nos olhos e usou de exemplo sua versão do Cara-de-Barro para dizer sobre o quanto é importante dar sua própria visão para os personagens. Foi um momento mágico para mim e tenho um ADP toda vez que recordo!

Peguei o final da palestra "Quadrinhos italianos: a trajetória da Bonelli" com o Mario Alberti, mas infelizmente foi bem o final mesmo, pois eu havia acabado de sair da entrevista quando cheguei.

Só nesse dia eu tirei foto mostrando a parte de trás do casquete, sabe-se lá por quê. 
Aqui eu estava acompanhando meu namorado e o Grisa na fila para o autógrafo do McKean

QUINTO DIA (03/06):




Com ares de despedida, foi o dia para fazer as últimas compras e aproveitar o final. Tinha tanta gente que era quase impossível caminhar lá dentro! Lotou de cosplays, famílias e crianças. Dizem que tinha um concurso de cosplay, mas ao que parece foi bem mal-organizado, tanto que só ouvi à respeito se tratando sobre a confusão nas inscrições, e nada mais. Bem triste. 

Como eu havia esquecido a minha HQ para o McKean autografar no dia anterior(Sandman #9, aquele com a história da Nada), levei no domingo, e meio sem jeito porque eu só conseguia pensar no quanto ele já devia estar cansado da minha cara, hahahaha. Comprei duas HQs que fiquei de pegar no último dia, "Famintas" do Estevão Ribeiro e Lucas Marques, e "Bil: Um dia de azar" da Keto Pagano (a pelúcia do gatinho foi um sucesso no evento! Levei um adesivo também). Resenharei "Famintas" aqui, pois se trata de vampiras burlescas ;) 

Em frente à Serraria, ocorreu o "FIQ Fora" (que provavelmente é um termo não-oficial do evento), onde artistas não-quadrinistas expuseram e venderam seus trabalhos, incluindo a Raquel. Claro que não pude não comprar um sticker pack dela, mesmo com dívida até o pescoço, haha! Por isso, acho que no próximo FIQ deveriam pensar em uma área só para artistas que produzem material que não envolve HQs. 

De volta ao hotel, gravamos o segundo episódio semanal do PTDM, sem o Marcelo porque ele estava à caminho do aeroporto. Assista aqui

Eu NUNCA tiro foto sorrindo porque não me curto assim, mas quando vi o JASON, não consegui tirar a felicidade da minha cara!

O que vesti: Curiosamente, pediram para tirar foto comigo logo no dia em que eu não estava vestida com absolutamente nenhum tema senão inspiração Harajuku como eu sempre faço (e uma pitada de fairy-kei, talvez?), mas fico feliz que tanta gente tenha curtido meu estilo (até crianças!) ♥ 


Outfit: 
. Camiseta - Citycol
. Jardineira - Off-brand (achado em um bazar onde todas as peças eram R$20, realmente não tem nenhuma etiqueta)
. Meia-calça - Grimoire (réplica)
. Beret - Handmade 
. Laço - Follow the White Rabbit 
. Óculos de coração - Ganhei em um sorteio, porém é quase certeza que são off-brand

Maquiagem: 
. Delineador - Liner Feutre da Bourjois, cor "Noir", em caneta
. Batom - Color Sensational da Maybelline, cor "Lolita Pop", cremoso
. Strass - Off-brand, daquelas cartelas de decoden achados facilmente em lojas de cosméticos e artesanato
O resto é o mesmo que nos dias anteriores! 


CONCLUSÕES FINAIS:

No FIQ senti algo diferente que nunca experienciei em outros eventos geek que fui, não só porque estive presente como imprensa ou por ter reunido com toda a galera do PTDM, mas por ter estado em um ambiente construído com o sangue, suor e amor de artistas independentes. Torcia para que tudo vendesse bem, lamentava muito quando eu não podia levar algo que me interessou, e vibrava quando o material de alguma mesa esgotava. Nos encontramos com ouvintes, amigos do Terceira Terra como a Karin do X-Poilers e ex-cohosts do PTDM como a Luciana e o Marcio Fiorito, conhecemos artistas de quem somos fãs e fizemos novas amizades. Mesmo sendo inferior à edições anteriores (segundo quem esteve presente nestas) e com todos os problemas, o FIQ 2018 foi mágico e é sempre uma ótima oportunidade para desenhitas apresentarem seus trabalhos. Não tem todo o peso comercial e corporativo de uma CCXP, o que torna tudo mais humano e cru. 

A experiência e as memórias estão no meu coração para sempre - seja pelos momentos com os meus colegas de podcasts, os artistas que descobri e conheic pessoalmente, ou o McKean me dizendo que tenho o que é preciso para ser o Coringa Madonna. Peço licença e desculpas pelo o momento emocional do post, mas como alguém que sofreu bullying na escola por ser "irreverente" e "exagerada", senti que eu finalmente alcancei a identidade visual que sempre sonhei e era o que eu precisava ouvir para ter a certeza de que estou trilhando meu caminho corretamente.

O Brasil têm muitos artistas talentosos e até superiores à muitos famosos de editoras importantes (não disse quem, mas talvez eu esteja me referindo à Rob Liefeld e companhia), porém sendo um país que desvaloriza tanto a arte, muitas histórias morrem por falta de reconhecimento, retorno financeiro e oportunidade. Se a nona arte respira com a ajuda de aparelhos no Brasil, o FIQ é o aparelho, que mesmo enfrentando problemas para funcionar, ainda é um bom que talvez aguente mais um tempo. Tanto que o FIQ 2020 já foi confirmado! Então que venha o próximo!


Mais fotos e vídeos do FIQ (e também detalhes do que comprei por lá) vocês encontram em um compilado no meu Instagram e também no perfil do PTDM clicando aqui!
As entrevistas também irão sair no Terceira Terra!

Vejo vocês novamente na semana que vem! 

Comments

  1. Adorei os outfits!! É incrível como você conselhe ser kawaii e mulherão :o (e conheço esse laço aí!)
    Espero poder conhecer a Suu e o Spyked no Meeting Nacional!
    E ir no evento como imprensa é muita chiqueza xD
    Beijoooos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hehehe, é o poder da versatilidade!
      Torcendo pra vc encontrar a Suu no meeting!

      Delete
  2. You looked beautiful at the FIQ international comic festival! I love the Batgirl pinup look featuring the Batgirl graphic T-shirt and the black K2B pencil skirt. I also love the look of the Marisa skirt. I'll look forward to see your first Lolita outfit with products from Suu Hideto's store. The black lace-backed blouse you wore on day 3 looked beautiful. I love the pink colour of the Citycol T-shirt and the heart glasses you wore in your Day 5 outfit.

    http://www.full-brief-panties.blogspot.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thank you, darling! And that's a dress with a laced back, actually!
      Can't wait to be able to coordinate my first Lolita outfit ♥

      Delete

Post a Comment

Em alta

Desmistificando o Tabu by Dana (1932)

Review: Coty Airspun

Limpando a pele com óleo de bebê / Skin cleansing with baby oil